Blog da Alaya

Fique por dentro das últimas novidades da referência em aventura no Brasil


Serendipidade

um futuro para o turismo de experiência

Serendipidade

Qualquer estudo confirmaria isso: o número de turistas deve aumentar devido ao rápido aumento da população de classe média mundial (principalmente chineses e indianos, mas não apenas). Centenas de milhões estão tendo a chance de visitar a torre Eiffel, o Coliseu, Yosemite ou Machu Picchu. Eles, é claro, aproveitarão esta oportunidade como os ocidentais fizeram desde os anos 60. Por que não deveriam?

 

Nós, profissionais do turismo - e ainda mais profissionais do Turismo de Experiência - não podemos ignorar esse fato. Também não podemos ignorar as consequências devastadoras do "overturism" (lembrem da famosa bandeira nas ruas de Barcelona: Migrantes SIM, Turistas NÃO?) nem o sucesso da campanha #flightsshame.

 

Por um lado, o maior fluxo de turistas jamais visto e do outro consequências sociais e  ambientais bem negativas. Como misturar esses fatos contraditórios?

 

Por agora mais de 40 anos, desde que o relatório Meadows do MIT estabeleceu o cenário para a sustentabilidade, houve algum esforço para harmonizar as necessidades econômicas, ambientais e sociais do mundo moderno. Mas, fundamentalmente, o dogma do "business as usual" prevaleceu e o impacto na Natureza e nas comunidades ficou insuportável. A ameaça de grande mudança nas atividades humanas está agora sobre nós.

 

Para o turismo, essa ameaça ganhou especial relevância com as mudanças climáticas. Pessoas da Vida ao Ar Livre testemunham de mudanças aceleradas na Natureza. Em Chamonix as geleiras perderam 100m DE ESPESSURA em 30 anos. Nesse ritmo, não haverá mais geleiras nos Alpes até 2050 e no mundo até 2100... A nova ciência de entender o fim próximo de nossa civilização termo industrial nasceu na França em 2015 e carrega o nome impactante de Colapsologia e ganha adeptos em todo o mundo. Os recentes incêndios na Amazônia provocaram um aumento significativo das consciências em torno dessas questões... Algo deve ser feito e, no entanto, nossa vida agitada ainda é muito mais confortável do que a de nossos ancestrais… Estamos cientes do problema, mas simplesmente não reagimos.

 

Neste cenário caótico, estamos procurando boas notícias. E potencialmente tem um nome: Serendipidade.

 

Serendipidade é o belo nome dado ao fato de encontrar algo maravilhoso onde não é esperado. Serendipidade é um nome histórico do Sri Lanka onde três príncipes persas fizeram todos os tipos de descobertas maravilhosas e deliciosas. Eles provavelmente foram, sem saber, alguns pioneiros do Turismo de Experiência ou de Aventura.

 

"Eu recentemente estava tomando café da manhã e vi um cervo no meu jardim. Fugiu  rapidamente e tentei seguir seus passos. Sem querer entrei em uma floresta onde eu perdi traços do cervo mas me deparei com tantos cogumelos que eu tinha o suficiente para uma fabulosa omelete de chanterelle para o jantar!"

 

Isso é pura serendipidade. O tipo de experiências que os profissionais do turismo de Natureza e Aventura adorariam oferecer aos seus clientes.

 

Felizmente, há potencialmente infinitas histórias desse tipo: belas experiências que chamamos de Serendipidade que abrem as portas para uma nova visão do turismo de experiência e seu futuro: uma viagem rumo à interioridade e à simplicidade. A boa notícia é que pode acontecer no seu quintal!

   

Jean-Claude Razel