Blog Alaya
Dicas, novidades e informações sobre nosso mundo!
Serendipidade
O futuro para o turismo de experiência

Qualquer estudo confirmaria
isso: o número de turistas deve aumentar devido ao rápido aumento da população
de classe média mundial (principalmente chineses e indianos, mas não apenas). Centenas
de milhões estão tendo a chance de visitar a torre Eiffel, o Coliseu, Yosemite
ou Machu Picchu. Eles, é claro, aproveitarão esta oportunidade como os
ocidentais fizeram desde os anos 60. Por que não deveriam?
Nós, profissionais
do turismo - e ainda mais profissionais do Turismo de Experiência - não podemos
ignorar esse fato. Também não podemos ignorar as consequências devastadoras do "overturism" (lembrem da famosa bandeira nas ruas de Barcelona: Migrantes SIM, Turistas NÃO?)
nem o sucesso da campanha #flightsshame.
Por um lado, o maior
fluxo de turistas jamais visto e do outro consequências sociais e ambientais bem negativas. Como misturar esses
fatos contraditórios?
Por agora mais de 40
anos, desde que o relatório Meadows do MIT estabeleceu o cenário para a
sustentabilidade, houve algum esforço para harmonizar as necessidades
econômicas, ambientais e sociais do mundo moderno. Mas, fundamentalmente, o dogma do "business
as usual" prevaleceu e o impacto na Natureza e nas comunidades ficou insuportável.
A ameaça de grande mudança nas atividades humanas está
agora sobre nós.
Para o turismo, essa
ameaça ganhou especial relevância com as mudanças climáticas. Pessoas da Vida ao
Ar Livre testemunham de mudanças aceleradas na Natureza. Em Chamonix as
geleiras perderam 100m DE ESPESSURA em 30 anos. Nesse ritmo, não haverá mais
geleiras nos Alpes até 2050 e no mundo até 2100... A nova ciência de entender o
fim próximo de nossa civilização termo industrial nasceu na França em 2015 e carrega
o nome impactante de Colapsologia e ganha adeptos em todo o mundo. Os recentes
incêndios na Amazônia provocaram um aumento significativo das consciências em
torno dessas questões... Algo deve ser feito e, no entanto, nossa vida agitada
ainda é muito mais confortável do que a de nossos ancestrais… Estamos cientes
do problema, mas simplesmente não reagimos.
Neste cenário
caótico, estamos procurando boas notícias. E potencialmente tem um nome: Serendipidade.
Serendipidade é o belo nome dado ao fato de encontrar algo maravilhoso
onde não é esperado. Serendipidade é um nome histórico do Sri Lanka onde três
príncipes persas fizeram todos os tipos de descobertas maravilhosas e
deliciosas. Eles provavelmente foram, sem saber, alguns
pioneiros do Turismo de Experiência ou de Aventura.
"Eu recentemente estava tomando café da manhã e vi um cervo no meu
jardim. Fugiu rapidamente e tentei
seguir seus passos. Sem querer entrei em uma floresta onde eu perdi traços do
cervo mas me deparei com tantos cogumelos que eu tinha o suficiente para uma
fabulosa omelete de chanterelle para o jantar!"
Isso é pura
serendipidade. O tipo de experiências que os profissionais do turismo de Natureza
e Aventura adorariam oferecer aos seus clientes.
Felizmente, há
potencialmente infinitas histórias desse tipo: belas experiências que chamamos
de Serendipidade que abrem as portas para uma nova visão do turismo de
experiência e seu futuro: uma viagem rumo à interioridade e à simplicidade. A boa
notícia é que pode acontecer no seu quintal!
Jean-Claude Razel
Publicação 10/09/2019