Blog da Alaya

Fique por dentro das últimas novidades da referência em aventura no Brasil


Apocalipse? Não, Happy Colapso!

Covid 19

Apocalipse? Não, Happy Colapso!

No ABETA Summit em Agosto de 2019 em Ilha Bela, apresentei para o palestrante Flávio Ferrari o conceito de colapsologia, muito em voga na França após o sucesso estrondoso em 2015 do livro “Comment tout peut s’effondrer" (sem tradução em português) do Pablo Servigne e Raphael Stevens. Este livro descreve o fim anunciado da nossa civilização termo-industrial baseado na incoerência intrínseca entre o dogma do crescimento INFINITO em um mundo com recursos FINITOS. Intuitivamente, qualquer um  consegue entender isso.

As crises podem ter origens variadas: financeira, econômica, climática, social, política, sanitária, democrática, geopolítica entre outras…. Nada novo, já surfamos várias crises de cada tipo. A colapsologia explica que a crise sistêmica acontece quando uma delas provoca o efeito "dominó": uma crise provoca a outra até o sistema inteiro entrar em colapso.

Para entender mais sobre o conceito, vale assistir o vídeo de outro  "colapsólogo" francês, Artur Keller (em francês ou inglês): Assista aqui.

Existem muitas críticas à este pensamento, obviamente. Difícil encarar essas idéias. Passa pela negação, a revolta, a depressão até... Já passei para todas essas fases. Agora talvez chegou a hora de encarar.

Ainda é cedo para dizer se essa crise do Covid 19 terá este temido efeito dominó, mas já ficou claro que é uma crise de grande amplitude e que alimenta-se de fraquezas já existentes: mundialização descontrolada, desigualdades obscenas, dívidas estratosféricas, meio ambiente em agonia, etc.

Ninguém deseja o colapso com dramas, fome, cenas de violência e de sofrimento no mundo todo, principalmente dos mais vulneráveis. Isto seria o pior cenário com certeza, mas muito ruim também, seria acabar logo com essa crise e tudo voltar ao "normal". Aliás, estão falando de NORMAL? Nosso mundo pode ser chamado de normal mesmo? Se tudo voltar como era, a próxima crise acontecerá inevitavelmente e ainda mais pesada.

Esta crise do CoronaVirus que ameaça a nossa respiração, que nos confina em casa, que nos coloca no espelho do sentido da nossa existência, é a grande oportunidade de repensar nosso modo de vida: consumo, relacionamento, trabalho, lazer, viagem, dinheiro, natureza, saúde (física e mental)... De repensar TUDO. É uma época incrível de renovação e renascimento. E nós, da tribo da Vida ao Ar Livre, que já escolhemos ficar na margem do sistema, podemos estar a frente dessa nova Aventura.

 

Colapsologia não é apenas sobre Apocalipse ! É também sobre Happy Collapse!

#Estado de Espirito Positivo Permanente #EEPP

#vamosrepensaromundo


Ver também o blog do Flávio Ferrari após o ABETA Summit 2019

https://www.arguta.com.br/post/colapsologia-a-profecia-francesa



Acessar