Blog Alaya

Dicas, novidades e informações sobre nosso mundo!


Apocalipse? Não, Happy Colapso!

Covid 19

Apocalipse? Não, Happy Colapso!

No ABETA Summit em Agosto de 2019 em Ilha Bela, apresentei para o palestrante Flávio Ferrari o conceito de colapsologia, muito em voga na França após o sucesso estrondoso em 2015 do livro “Comment tout peut s’effondrer" (sem tradução em português) do Pablo Servigne e Raphael Stevens. Este livro descreve o fim anunciado da nossa civilização termo-industrial baseado na incoerência intrínseca entre o dogma do crescimento INFINITO em um mundo com recursos FINITOS. Intuitivamente, qualquer um  consegue entender isso.

As crises podem ter origens variadas: financeira, econômica, climática, social, política, sanitária, democrática, geopolítica entre outras…. Nada novo, já surfamos várias crises de cada tipo. A colapsologia explica que a crise sistêmica acontece quando uma delas provoca o efeito "dominó": uma crise provoca a outra até o sistema inteiro entrar em colapso.

Para entender mais sobre o conceito, vale assistir o vídeo de outro  "colapsólogo" francês, Artur Keller (em francês ou inglês): Assista aqui.

Existem muitas críticas à este pensamento, obviamente. Difícil encarar essas idéias. Passa pela negação, a revolta, a depressão até... Já passei para todas essas fases. Agora talvez chegou a hora de encarar.

Ainda é cedo para dizer se essa crise do Covid 19 terá este temido efeito dominó, mas já ficou claro que é uma crise de grande amplitude e que alimenta-se de fraquezas já existentes: mundialização descontrolada, desigualdades obscenas, dívidas estratosféricas, meio ambiente em agonia, etc.

Ninguém deseja o colapso com dramas, fome, cenas de violência e de sofrimento no mundo todo, principalmente dos mais vulneráveis. Isto seria o pior cenário com certeza, mas muito ruim também, seria acabar logo com essa crise e tudo voltar ao "normal". Aliás, estão falando de NORMAL? Nosso mundo pode ser chamado de normal mesmo? Se tudo voltar como era, a próxima crise acontecerá inevitavelmente e ainda mais pesada.

Esta crise do CoronaVirus que ameaça a nossa respiração, que nos confina em casa, que nos coloca no espelho do sentido da nossa existência, é a grande oportunidade de repensar nosso modo de vida: consumo, relacionamento, trabalho, lazer, viagem, dinheiro, natureza, saúde (física e mental)... De repensar TUDO. É uma época incrível de renovação e renascimento. E nós, da tribo da Vida ao Ar Livre, que já escolhemos ficar na margem do sistema, podemos estar a frente dessa nova Aventura.

 

Colapsologia não é apenas sobre Apocalipse ! É também sobre Happy Collapse!

#Estado de Espirito Positivo Permanente #EEPP

#vamosrepensaromundo


Ver também o blog do Flávio Ferrari após o ABETA Summit 2019

https://www.arguta.com.br/post/colapsologia-a-profecia-francesa



Acessar