Blog da Alaya

Fique por dentro das últimas novidades da referência em aventura no Brasil


Dicas para Motivar sua Equipe de Trabalho

Experimente o Outdoor Training em sua empresa

Dicas para Motivar sua Equipe de Trabalho

Saber como motivar a equipe de trabalho é de suma importância para combater o estresse, evitar a formação de “panelinhas”, resolver falhas de comunicação e a falta de envolvimento da equipe com o trabalho.

Tirar o melhor partido dos funcionários é um trabalho árduo e essas são apenas algumas das razões pelas quais sua equipe pode não estar se dedicando da forma pretendida em seus afazeres.

Um time motivado é uma força vital para a sua empresa. Colaboradores infelizes em seu trabalho resultam em queda da produtividade e consequentemente na saúde operacional e financeira da empresa.

Felizmente, há muitos passos que você pode seguir para motivar a equipe de trabalho e conduzir seu negócio para o sucesso. Estratégias que podem ser aplicadas mesmo nas coisas mais simples do dia a dia da empresa e que são capazes de motivar a equipe de trabalho de forma eficaz.

1. Compartilhe as metas da empresa

Primeiramente é fundamental que os objetivos sejam alcançáveis, metas muito longe de serem atingidas desanimam as pessoas. Procure trabalhar com metas menores e que estejam ao alcance de seus colaboradores.

Com as metas bem definidas, trate de se reunir com a equipe para apresentar os objetivos de maneira transparente.

Os membros da equipe precisam saber por qual motivo estão trabalhando e precisam ter identificação com o que fazem. Desse modo a equipe consegue antever os obstáculos, definir metas e fazer ajustes para a realização do trabalho do modo previsto inicialmente.

A capacitação para identificar e resolver os problemas que impedem que eles atinjam esses objetivos é a melhor motivação como um todo.


2. Fortaleça sua equipe

Os altos e baixos no ciclo econômico são inevitáveis. Por mais que uma empresa precisa se basear em números, métricas, receita e metas orientadas para equipe; é preciso saber lidar com os colaboradores que compõem a equipe de trabalho.

Em tempos difíceis é comum diminuir a motivação do seu pessoal. Um encorajamento verbal dos líderes, por exemplo, pode ser o suficiente para resolver uma situação pontual.

Além disso, tempos complicados pedem mais tato no modo como motivar a equipe de trabalho. Promover encontros e atividades mais divertidas e conversar individualmente com os membros que estão passando por dificuldades ajuda a tranquilizar o seu pessoal.


3. Estimule o reconhecimento interno

O elogio de um supervisor é ótimo, mas os funcionários também gostam de ser reconhecidos por seus pares. Criar uma mentalidade de grupo saudável e experiência de crescimento ajuda os funcionários a trabalharem melhor. Uma das formas de como motivar a equipe de trabalho é usar o próprio grupo.

Criar uma caixa de gratidão é uma forma simples de fazer com que a equipe sempre tenha algo para agradecer, escrevendo algo agradável sobre um de seus colegas de trabalho. É só colocar uma pequena nota e elas serão lidas em um dia específico da semana.

As pessoas não precisam nem se identificar e durante as reuniões da equipe numa segunda-feira, por exemplo, e isso torna possível ajudar todos a começarem a semana de forma positiva! Isso faz com que as pessoas trabalhem juntas, ajudando-se, e elevando a motivação da equipe como um todo.


4. Descubra o que é importante para seus funcionários

A motivação é profundamente pessoal. O que te inspira a trabalhar duro não é o que inspira seus funcionários a fazer o mesmo.

As pessoas só vão fazer o que elas percebem ser do melhor interesse delas. Quando eles vão trabalhar todos os dias, elas estão fazendo isso sozinhas, não pelo chefe. Então é preciso entender as motivações intrínsecas e os objetivos de cada pessoa e o que as marca.


5. Evidencie a importância da Equipe

Comunique como seu pessoal de trabalho é importante para se relacionar com o bem maior.

Os funcionários precisam entender como sua peça se encaixa num plano maior para produzir seu melhor trabalho. É importante sempre dizer às pessoas o porquê seu trabalho é importante. Mostrar aos colaboradores, especificamente, o que eles fazem para ajudar o grupo a vencer.


6. Faça reuniões regulares

Pequenas reuniões regulares auxiliam no acompanhamento do trabalho e permitem evidenciar problemas com seu pessoal. Uma vez detectada a falta de motivação e suas causas, fica muito mais fácil de remediá-la.

A simples prática de manter uma reunião semanal com seus funcionários é extraordinariamente eficaz. É com certeza uma ótima forma de como motivar a equipe de trabalho. Essas reuniões não precisam ser longas em termos de tempo, mas devem ser feitas com certa frequência.

Pode ser uma boa prática programar um horário específico para cada membro da sua equipe para que eles sempre saibam o horário que o líder terá com eles. Esse compromisso não deve ser quebrado ou adiado, pois pode causar um desconforto muito maior.

Essas reuniões devem ser feitas sempre em lugar privado, os colaboradores precisam ter certeza que eles estão em um lugar onde eles podem falar livremente. Ao torná-la um hábito e permitindo-lhes a liberdade de abordar o assunto que eles quiserem ou precisarem, a moral individual atravessará o teto da sua empresa e manterá todos motivados para trabalharem mais.


7. Conceda o controle de seu ambiente de trabalho

Não importa o quão impressionante o trabalho em si seja, pode ser difícil se sentir motivado em ambientes aborrecidos. Para combater isso incorpore seus próprios toques.

Funcionários são os mais felizes quando fazem coisas simples, como deixá-los escolher a música que está tocando no ambiente. Permitir que plantas artesanais se tornem parte do ambiente ou que seu empregado personalize a própria mesa de trabalho pode parecer algo banal, mas faz toda a diferença.


8. Ofereça um trabalho flexível

Oferecer a possibilidade de os funcionários poderem controlar de onde e como será distribuída a carga horária de trabalho, pode num primeiro momento parecer muito arriscado, mas é um dos métodos de motivação de equipes que mais se destacam mundo a fora.

Além de reduzir os custos do escritório, é fundamental para a manter os melhores funcionários mais integrados com a empresa.


9. Forneça tempo livre

Não apenas forneça tempo livre; encoraje seus funcionários a desfrutá-lo.

O período de férias é um grande benefício, mas os se seus funcionários não estão se sentindo bem no momento que vão para as férias, não vão realmente aproveitá-lo. Com o ritmo de mudança e a alta pressão do ambiente corporativo, é difícil manter motivação contínua.

Você também consegue motivar sua equipe de trabalho ao incentivar ativamente as pessoas a terem tempo para recarregar suas baterias, ou trabalhar remotamente em outras partes do mundo para se revigorarem.

O treinamento empresarial é, cada vez mais, uma realidade irrevogável. Empresas como a ATHUE que focam em diferenciais como o treinamento empresarial ao ar livre fazem a balança pender para o lado do sucesso.

A importância da motivação em tempos de crise é substancial . Saber motivar a equipe de trabalho é uma das chaves do sucesso.

Conheça o treinamento vivencial oferecido pela Alaya - ATHUE - para integração e motivação de equipes: https://alaya.com.br/pt/athue/