Blog da Alaya

Fique por dentro das últimas novidades da referência em aventura no Brasil


Motivação Coletiva

Motivação Coletiva

Motivação Coletiva Qual a origem da motivação? Entre no YouTube, digite “Motivação”e vai aparecer dezenas de vídeos para explicar como acordar de manhã com vontade de fazer tudo e mais um pouco. O pastor da Igreja também tem a sua visão que é de acreditar em Deus e que o resto vem sozinho. Esta é a motivação INDIVIDUAL. 
Neste post não estou me referindo a isso, não estou falando da motivação individual que cada um procura na sua vida para alcançar objetivos, enfrentar adversidades e/ou ser mais feliz. Estou falando da motivação COLETIVA. 
O coletivo é a palavra chave de todo processo que envolve várias pessoas dentro de um objetivo comum. Esporte coletivo, associativismo, partido político, defesa de uma causa ou de uma minoria etc… A motivação coletiva é difícil de compreender, pois responde a impulsos espontâneos e geralmente não racionais. Pergunte para alguém porque gosta de handball ou porque acha importante proteger a Mata Atlântica? A resposta será do tipo: “porque eu gosto de handball”. Ou “porque acho importante proteger a floresta”! 
Não passa por um crivo cartesiano e é por isso que a motivação é mais espontânea, mais autentica e afinal maior. Impressionante o que as pessoas são capazes de fazer para uma causa em qual acreditam. 
No mundo profissional, o assunto é ainda mais complexo. Na motivação dos seus colaboradores, inegavelmente entram assuntos como salário, título, poder, ou seja, elementos bem racionais são do cunho da motivação individual. A dificuldade é conseguir incluir elementos de motivação coletivo na sua equipe de trabalho. Como fazer isso? 
Em primeiro lugar, é importante que você, gerente e/ou líder da equipe, tenha o entusiasmo genuíno em relação ao projeto que promove. Impossível é você motivar sua equipe se você não é motivado. A motivação é algo de dentro para fora e que nunca conseguirá sintonia se não acreditar mesmo no projeto. 
Em segundo lugar, motivar a sua equipe não é um decreto: “pessoal, a partir de agora quero que todos estejam motivados. OK? Muito obrigado”. Não é assim claro! É um processo que exige atenção e cuidados diários, é preciso de alguns momentos especiais, bem preparados e consistentes, em que sua equipe alimenta-se da energia coletiva para seguir em frente. 
São esses momentos que a ATHUE sabe proporcionar. Nossa Metodologia Vivencial, baseada na experiência segura e coletiva de atividades ao ar livre, tem impacto motivacional importante sobre equipes de trabalho. Em ambiente diferenciado, estimula a criatividade, a integração e cria laços que reuniões não conseguem atear. 
A atividade de náufragos, onde os participantes constroem uma embarcação na qual vão descer um trecho de rio é um bom exemplo de desafio coletivo, que une o racional (o método construtivo), a criatividade (qual a melhor ferramenta?) e o conjunto (remar junto para descer o rio), 20 anos de experiência neste ramo, mostraram a eficácia desta metodologia. 
Sou Jean-Claude Razel, idealizador do projeto ATHUE Alaya Transformação Humana e Empresarial. Gostaria muito de aprofundar essa conversa com você. Entre em contato!