A aplicação de um Treinamento Empresarial possui muitas frentes de atuação. O ensino técnico das tarefas do processo produtivo é muito válido e essencial para capacitação profissional dos colaboradores de uma empresa. No entanto, cada vez mais se faz presente e necessária a realização de melhorias nas capacidades humanas das pessoas.

Precisa de uma transformação em sua equipe? Clique aqui e veja como

Trabalhar em equipe, atuar com sinergia, liderar, ter autonomia na realização de suas obrigações, ter motivação no desempenho do exercício são algumas das habilidades do profissional que as empresas estão buscando cada vez mais.

A criação de um ambiente favorável ao crescimento do indivíduo e da corporação é o ponto chave do treinamento empresarial que tem por objetivo a transformação humana e a consequente evolução da empresa e seus resultados.

Colaboradores descem o rio em botes em atividade do treinamento empresarial

Metodologia que traz resultados

Investir em treinamento empresarial não se trata de uma despesa para a empresa, mas sim de um investimento em busca de melhores resultados, tanto para seus colaboradores quanto para a produção, ambiente interno, vendas e tantas outras áreas da companhia.

Um empresa é constituída por pessoas, pessoas essas que serão fundamentais para alcançar os objetivos produtivos e financeiros. Logo desenvolver as competências dessas pessoas é mais que um investimento é uma necessidade da empresa que visa o seu próprio crescimento.

O treinamento empresarial não se limita ao aperfeiçoamento técnico dos colaboradores. A parte técnica é essencial para execução das tarefas e desenvolvimento do produto em si, no entanto evoluir habilidades humanas, atitudes e comportamentos dos colaboradores é fundamental para mantê-los motivados e envolvidos com os propósitos da empresa.

A transformação humana das pessoas que compõem o quadro organizacional de uma corporação resulta também:

  • na instituição de um ambiente agradável e favorável a execução dos trabalhos;
  • melhor comunicação entre as pessoas, entre os diferentes setores da produção;
  • viabiliza o aproveitamento de habilidades como liderança, autonomia e organização nos compromissos e responsabilidades da empresa;
  • e muitas outras vantagens que o gestor de recursos humanos, projeto ou o próprio empresário poderá se beneficiar.

Objetivos do treinamento empresarial

Com a realização do treinamento empresarial o empresário consegue atuar em pontos críticos das pessoas que estão junto a ele mantendo ativas as operações do seu negócio. Ganhos aparentes no relacionamento e comunicação, disposição, energia, foco, planejamento, administração do tempo, criatividade, liderança são bons exemplos dos resultados colhidos pós realização de um treinamento empresarial.

Essa transformação humana permite que as pessoas estejam mais aptas a identificar e superar bloqueios, problemas que surgem em seus caminhos. Com as pessoas mais aptas a resolverem problemas, mais autônomas, elas propiciam naturalmente melhores resultados e prosperidade naquilo que fazem, incluindo naturalmente sua colaboração dentro da empresa.

Atividade do treinamento empresarial buscando a integração entre as pessoas

Treinamento vivencial ao ar livre

Uma excelente forma de trabalhar, desenvolver e transformar as competências humanas é através do treinamento vivencial. O treinamento vivencial, tal como o nome sugere, baseia suas atividades na vivência de situações traçando um paralelo entre a atividade realizada e o cotidiano da empresa. Esse tipo de treinamento é realizado fora da sede da empresa, do ambiente corporativo a fim de estimular a participação dos envolvidos em atividades prazerosas, desafiadoras e que propiciam uma nova experiência de fato.

O ambiente escolhido nesse caso é a natureza. A vivência ao ar livre possibilita a realização de atividades dinâmicas, misturando a ação física e psicológica, propondo aos colaboradores diferentes experiências com relação ao que estão acostumados; fator esse que auxilia a pessoa inclusive a sair de sua zona de conforto e demonstrar suas aptidões humanas.

Treinamento empresarial em Brotas SP

O treinamento empresarial ao ar livre tem na cidade de Brotas uma excelente opção para realização de múltiplas atividades em contato direto com a natureza. Brotas se localiza no interior do estado de São Paulo, a aproximadamente 240 Km da capital, possui uma rica biodiversidade e é caracterizada por sua geografia privilegiada que favorece a prática de esportes de aventura.

A cidade é banhada pelo rio Jacaré Pepira um dos poucos do estado livres de poluição. O rio Jacaré é muito utilizado para esportes de aventura e náuticos, além de ser um grande atrativo turístico também. Devido ao rio Jacaré Pepira ser propício a banho e atividades fluviais e também a geografia do munícipio ser composta de acidentes naturais, as cachoeiras de brotas são também muito visadas ao longo de todo o ano. Tais características da cidade de Brotas propiciam a realização de excursões pela natureza, o contato com a vida selvagem e o ambiente ideal para a realização de treinamentos empresariais ao ar livre.

Trabalho em equipe colocado em prática em atividade do treinamento

Centro de operações da ATHUE

Em meio a esse belo cenário da cidade de Brotas está situada a Alaya Turismo de Aventura. A Alaya é empresa referência em atividades de aventura e em treinamentos vivenciais. A ATHUE (Alaya Transformação Humana e Empresarial) é o destacamento empresarial da empresa Alaya.
Diferente de outras empresas de treinamento empresariais que possuem o treinamento vivencial como sendo um de seus produtos, a ATHUE é especializada em treinamentos vivenciais; tal especialização confere a Alaya o símbolo de referência nacional nessa modalidade de treinamento.

A ATHUE possui uma base de fácil acesso localizada a 3 km da cidade e oferece a empresa e seus colaboradores segurança máxima em suas atividades. A empresa conta ainda com estrutura completa para seu evento empresarial, além das atividades de aventura que são executadas na água, terra e ar, possui também sala de reuniões e restaurante próprios.

A equipe ATHUE é formada por profissionais diferenciados liderados por Jean-Claude Razel, idealizador do projeto. Jean e equipe coordenam os treinamentos empresariais, a realização das atividades e a devolutiva técnica da experiência vivenciada.

Atividades e objetivos

Dentro do treinamento vivencial em brotas, são propostas as atividades de Técnicas Verticais, Ground Training, Náufrago, Prova de Orientação e o Rafting empresarial. Cada atividade possui seus objetivos bem definidos e competências a serem trabalhadas.

O Rafting Empresarial por exemplo busca fortalecer a unição, integração, comunicação e a liderança entre “as pessoas que estão juntas no mesmo bote”. A analogia com o ambiente corporativo, tal como pode ser facilmente compreendida da atividade mencionada, se estende para todas as demais também.

Todas as atividades procuram soluções para as dificuldades encontradas dentro da empresa. Uma ação como o Rafting que trabalha a comunicação, permite criar as condições dentro da empresa para um comunicação fluída e construtiva entre os colaboradores.

Da mesma forma o trabalho em equipe, o líder e os liderados, a gestão de conflitos, integração das pessoas e o aperfeiçoamento das habilidades humanas de um modo geral possuem esse objetivo central de fortalecer a estrutura corporativa e propiciar melhores resultados.

Proposta de transformação de equipe. Saiba mais