Trabalhar com metas dentro de sua empresa é um assunto delicado. Muitas vezes os colaboradores se sentem pressionados demais, outras tantas vezes desmotivados e as metas em si deixam de exercer o seu papel de guiar o rumo da empresa.

Definir e perseguir objetivos distantes requer uma série de cuidados, tanto na preparação do ambiente corporativo, para assimilar a cultura de metas; quanto no treinamento das pessoas para que eles compreendam a importância do trabalho em cima de metas para a empresa e consequentemente todos os seus funcionários.

Os desafios de se trabalhar com metas

Definir uma meta a ser perseguida é apenas o começo do trabalho e dos obstáculos que precisam ser ultrapassados:

Semana após semana, no ambiente empresarial, você vai ouvir pessoas dizendo coisas como: “Eu começo o trabalho tão motivado, mas não consigo manter o estímulo meu por um longo período de tempo”. Perceba que o problema nasce da dificuldade da própria pessoa em lidar com metas; tanto que mesmo em situações fora do trabalho (talvez uma dieta ou estudos), o problema também se mostra presente.

Prova de Orientação - Trabalhe com metas na sua empresa

Essa é uma batalha diária com a mente. Começar, se manter focado e alcançar o objetivo. Realmente não é fácil permanecer focado por muito tempo, mas isso não é motivo de preocupação; um ambiente de trabalho favorável assim como uma boa equipe auxiliam e muito esse trabalho com metas.

Vencendo a procrastinação

O trabalho com metas necessita de orientação, acompanhamento e liderança dentro da empresa. Habilidades essenciais para a equipe combater o principal inimigo do trabalho focado em objetivos: a procrastinação dentro da empresa.

Muitos funcionários ao pensar no trabalho com metas em um projeto, acabam por se distrair e não conseguem manter o foco nas ações mais importantes. Por vezes acabam se dedicando a outras tarefas, a outros projetos e depois retornam ao trabalho. Esse processo desgastante faz o funcionário parar e começar tantas vezes que o trabalho nunca faz muito progresso de verdade.

Para que a empresa saiba lidar com a procrastinação é importante ter em mente que para interromper o ato de procrastinar é preciso manter hábitos que afastem a procrastinação. Essa lição será fundamental para que o trabalho com metas dentro de sua empresa funcione.

Crie hábitos saudáveis dentro da empresa

O que difere os atletas de alto nível dos atletas amadores? Talento, sorte, genética? Talvez um pouco de cada um, mas com certeza a grande diferença é a capacidade em lidar com o tédio do treinamento diário e fazer os mesmos exercícios repetidas vezes, até conseguir alcançar seus objetivos.

Compreender esse fundamento leva a pensar de maneira diferente sobre a implantação de metas dentro da empresa e o que fazer para se alcançar tais objetivos.

O segredo é o hábito. As pessoas realmente bem-sucedidas também passam por momentos de tédio. Eles não têm pílula mágica que os faz acordarem “super-homens” ou “mulheres maravilhas” todo santo dia. Trabalhar com metas não é fácil para ninguém, mas ao mesmo tempo, é a única forma de fazer os melhores resultados acontecerem.

Treinamento Empresarial: Foco para atingir as metas

Alcançando as metas traçadas

O fator determinante ao sucesso, a atingir as metas traçadas, é não se permitir desviar do caminho. É essa habilidade, de se manter firme, que vai separar os melhores profissionais de todos os outros.

Essa é a distância principal entre os melhores profissionais e os amadores que desistem rápido dos seus objetivos. Qualquer um pode trabalhar duro quando se sente motivado. Trabalhar com metas é a arte de saber trabalhar quando não está motivado.

Como empreendedor, colaborador, líder, todos adoram trabalhar quando os clientes estão próximos e as coisas estão funcionando da melhor maneira possível. Obter resultados é uma maneira de impulsioná-lo para a frente. Mas, trabalhar com metas envolve muito mais.

O trabalho para se chegar ao objetivo

E quando você está entediado? E quando o trabalho não é fácil? Você está disposto a trabalhar sozinho, em silêncio, sem incentivo e sem as pessoas te aplaudindo? É a capacidade de trabalhar principalmente no momento em que você realmente não quer estar envolvido com o trabalho, que faz, não alguma, mas toda a diferença.

Trabalhar com metas não é o evento, é o processo.

Todo mundo pensa traçar objetivos de maneira errada. Definir objetivos não é pensar no resultado, mas sim pensar no processo.

Veja alguns exemplos do pensamento comum (porém errado) das pessoas, focando no resultado e não no processo em diferentes áreas:

  • Saúde: “Quando eu emagrecer 15 quilos, aí eu estarei saudável”.
  • Empreendedorismo: “Se eu recebesse um aporte financeiro, então eu estaria mais preparado”.
  • Carreira: “Se eu pudesse aparecer em uma grande mídia, com certeza eu teria a credibilidade para ser um ótimo profissional”.

É assim que as pessoas pensam em sua evolução como colaborador numa empresa e como veem seu modo de trabalhar com metas. Pensar no resultado e não focar no processo é um problema.

Quando seus funcionários passam a ter essa consciência de focar no processo, no dia-a-dia da empresa; o trabalho passa a fluir melhor e os objetivos vão sendo atingidos com mais naturalidade. Implementando essa cultura em sua equipe de trabalho você conseguirá com que os objetivos da empresa sejam “abraçados” pelos colaboradores.

Da mesma forma a empresa precisa criar condições favoráveis para que o trabalho ocorra. Apresentar hábitos e processos bem definidos para que não haja procrastinação e as tarefas sejam executadas.

Cultura de metas dentro da empresa

Apesar dos muitos mitos sobre o assunto, para instaurar uma cultura de metas dentro de sua empresa é preciso comunicação, organização e oferecer treinamento para a equipe de trabalho. E do lado dos funcionários, é preciso que ocorra a compreensão sobre o assunto e a aceitação, execução dos processos estipulados.

O resultado é consequência, a forma de chegar lá é curtindo cada momento da rotina necessária.

Para que a empresa execute o seu trabalho da melhor maneira possível é preciso aprender a se apaixonar pelo processo. Construir uma identidade em torno da rotina de realização das atividades e não focar apenas no objetivo final.

Precisa de uma transformação em sua equipe? Clique aqui