Investir tempo na criação de um planejamento empresarial para qualquer negócio é crucial para o seu desenvolvimento e a obtenção dos resultados esperados. Planejar as ações para sua empresa permite a você definir a direção a ser seguida, quais objetivos serão buscados e de que forma o trabalho deverá ser executado.

Muito diferente de mergulhar de cabeça e começar a execução do trabalho sem diretrizes do futuro provável de acontecer. Trata-se de prever cenários e preparar a empresa para lidar com eles.

Planejamento Empresarial - Treinamento ao Ar Livre

Não é exagero mencionar que todos os artigos e livros sobre o assunto empreendedorismo abordam a elaboração de planos como um passo necessário no processo de inicialização da empresa, para guiar os negócios e manter a empresa em operação mesmo diante de cenários adversos. Sendo assim é notável a importância de realizar tal planejamento, mesmo que a ação de planejar precise de algum tempo para ser bem realizada.

Tempo para o Planejamento Empresarial

Mesmo com a evidente importância de planejar as ações da empresa, nos últimos anos tem surgido alguma controvérsia sobre o valor desse planejamento. As pessoas olham para certas empresas que tiveram muito sucesso, mas não escreveram planos de negócios e concluem que o planejamento é uma perda de tempo.

Tomar o tempo para planejar é um pouco de um compromisso que envolve troca. O tempo gasto no planejamento empresarial pode ser o tempo gasto na construção da empresa em si.

Assim sendo, por que não apenas “começar” e aprender como se constrói a empresa, em vez de tomar o tempo para formular uma estratégia e entender seus pressupostos sobre como o negócio pode crescer?

No entanto essa discussão não é uma conversa do tipo “realizar um planejamento empresarial” ou “não realizar um planejamento empresarial”; o quê realmente interessa é o tipo de planejamento feito e o tempo investido para esse trabalho.

O Planejamento Empresarial acelera o crescimento das empresas

O planejamento melhora o desempenho da empresa e beneficia tanto novas empresas, startups que estão iniciando suas atividades; como empresas existentes com alguns anos de história. Em geral empresas estabelecidas podem ser até mais beneficiadas com a realização de planos em comparação a empresas novas.

O Planejamento Empresarial acelera o crescimento das empresas

Isso acontece por que as empresas existentes conhecem um pouco mais sobre seus clientes e quais são suas necessidades. Para um negócio existente, o planejamento envolve menos hipóteses ou suposições que precisam ser comprovadas, então as estratégias desenvolvidas são baseadas em informações e dados concretos.

Realizar planos em empresas consolidadas define uma característica importante do planejamento empresarial de não ser uma atividade que você realiza somente quando está iniciando o seu negócio. Ao contrário, deve ser algo que você retorna, uma e outra vez, para revisar e melhorar com base em novos conhecimentos.

As empresas que realizam um planejamento empresarial crescem rápido. Muitas empresas podem encontrar sucesso sem planejamento, mas as empresas com um plano crescem mais rapidamente e têm mais sucesso do que as que não planejam.

A conexão entre planejamento e crescimento rápido pode ser facilmente observada em ações rotineiras das empresas, como criar orçamentos, estabelecer metas de vendas e documentar suas estratégias de marketing e vendas. Todas as ações executadas de modo particular para a realidade da empresa que as executa.

Planejamento personalizado

Apenas ter um plano não garante um crescimento mais rápido. O importante é o tipo de planejamento empresarial que é feito e o modo como ele é usado.

Startups, especialmente as que criam negócios altamente inovadores, devem criar planos mais curtos e menos detalhados. Esses empreendimentos estão em fase inicial, aprendendo coisas novas sobre seus produtos e clientes em um ritmo muito rápido e suas estratégias mudam com muito mais frequência.

Planejamento Empresarial acelerado para Startup

Planos mais simples (flexíveis que podem se encaixar até mesmo em uma única folha) e que sejam atualizados com mais assiduidade, são mais úteis para empresas novas porque podem revisar sua estratégia muito mais fácil e eficazmente.

Por outro lado, as empresas estabelecidas sabem muito mais sobre seus produtos e clientes e são capazes de elaborar estratégias mais detalhadas que são menos propensas a mudar tão rapidamente. Para essas empresas, um planejamento empresarial mais detalhado geralmente é mais útil.

Planejar as ações da empresa

E não é apenas o tamanho do plano que importa. O que você inclui no seu plano também é importante.

Empresas que fazem um bom trabalho definindo sua proposta de valor são ainda melhores que as empresas que dificilmente definem as necessidades de seus clientes.

Ter um plano é menos sobre prever com precisão o futuro e mais sobre como estabelecer e trabalhar com metas regulares e fazer mudanças em seu negócio à medida que você aprende mais sobre seus clientes.

Atuar com o planejamento empresarial permite a você precisa ficar ágil, manter os olhos abertos e estar disposto a fazer mudanças em seu negócio enquanto você lida com os feedbacks de seus clientes.

O planejamento empresarial nunca deve substituir os clientes. Um processo contínuo – onde o plano é constantemente revisado à medida que novas informações são reunidas – requer que você fale com seus clientes para que você possa aprender mais sobre o que eles precisam e como você pode melhor atendê-los.

Iniciar um plano para a empresa

Quanto antes começar a planejar, melhor.

Então, se o planejamento empresarial aumenta sua probabilidade de sucesso e de fato o ajuda a crescer mais rápido, quando você deve começar a trabalhar em um plano de negócios? Os empresários que começam o processo de planejamento de negócios cedo conseguem atingir bons resultados antes daqueles que não o fazem. Esse processo requer o desenvolvimento de habilidades pessoais alinhado com as aspirações da empresa.

Iniciar um plano para a empresa

Para obter melhores resultados com antecedência, os empresários usam o planejamento para iniciar o processo de conversar com potenciais clientes, trabalhar com parceiros de negócios, procurar financiamento e reunir outras informações necessárias para o sucesso de seus negócios.

O empresário que faz um bom trabalho ao usar seu plano de negócios para se estabelecer cedo no mercado é mais propenso a alcançar seus objetivos e seu negócio tende a durar mais tempo. Não só isso, iniciar o processo de planejamento antes de iniciar os esforços de marketing e antes também de conversar com clientes, reduz a probabilidade do negócio falhar.

Empresa com melhores resultados

Além dos claros benefícios diretos que um bom planejamento empresarial pode trazer para sua empresa, essa prática ainda é capaz de trazer outros bons resultados em paralelo. Um bom exemplo disso é a melhoria do ambiente de trabalho.

Com um um planejamento bem realizado, os entraves que causam problemas de comunicação, atrasos e falta de estímulos dentro da empresa tendem a cessar.

Quanto mais o planejamento empresarial for bem delineado, maior a chance de o ambiente de trabalho ficar mais favorável a realização das atividades designadas, permitindo um fluxo de trabalho e processos melhores definidos.

Precisa de uma transformação em sua equipe? Clique aqui