Você já ouviu falar em Outdoor Training? E se nós traduzirmos para “Treinamento ao Ar Livre” fica mais fácil? Esse é um método de treinamento de colaboradores ao ar livre através de atividades, jogos, tarefas entre diversas outras aplicações funcionais e que gera resultados excelentes em curto, médio e longo prazo.

As atividades físicas que ajudam na construção de equipes, estratégia, desenvolvimento de personalidade, gerenciamento de crises e tantas outras habilidades necessárias para o mercado de trabalho; diferenciam o Outdoor Training de outras formas de treinamento.

Outdoor Training, Treinamento Empresarial ao Ar Livre em Brotas

Além disso, essa modalidade de treinamento empresarial diverge da prática comum de treinamento, enquanto no modelo tradicional os gerentes lideram a sessão, nas atividades ao ar livre todos participam em conjunto.

Outdoor Training como alternativa a treinamentos empresariais tradicionais

O formato de aplicação do Outdoor Training, onde todos (instrutores, gerentes e colaboradores) participam das atividades, ajuda a quebrar o gelo entre os envolvidos e estabelece uma sensação de conforto entre os funcionários e seus gerentes.

As empresas iniciaram o Outdoor Training no início dos anos 80, com o objetivo de se concentrarem no desenvolvimento do espírito de equipe entre gerentes e funcionários.

Esse treinamento emergiu como uma das poucas grandes ideias de RH nos anos 90 que sobreviveram a década anterior, pois combina a experiência prática e o treinamento típico consistindo em atividades físicas desafiadoras, porém seguras.

Treinamento ao ar livre para empresas e pessoas

Um evento de Outdoor Training, mesmo que seja de apenas um dia, é capaz de apresentar a líderes e colaboradores as habilidades necessárias para planejar e conduzir as atividades dentro do ambiente corporativo.

Outdoor Training em Brotas, dinâmica de liderança

Independentemente do seu produto ou serviço, as empresas precisam de pessoas. Investir no desenvolvimento profissional contínuo das pessoas é benéfico, tanto para o moral dos funcionários quanto para o processo produtivo da empresa.

O Outdoor Training se torna uma grande opção quando a empresa decide investir em treinamentos de liderança e serviços de consultoria cultural do próprio ambiente de trabalho.

As empresas acabam se posicionando cada vez melhor dentro do mercado, pois mostram em todas as oportunidades, um viés de união, engajamento e comprometimento. Outro grande benefício para a organização trazido por esse tipo de treinamento é a capacidade de atrair funcionários por conta dessas suas políticas de trabalho.

Principais características do Outdoor Training

aining, Treinamento ao Ar Livre em Brotas - Rafting as Cegas

Abaixo estão algumas atividades ao ar livre praticadas em sessões do Outdoor Training:

  • Rafting
  • Bicicleta
  • Acampamento
  • Escalada
  • Rappelling
  • Esqui aquático
  • Canoagem
  • Desafios da equipe
  • Jogos estratégicos
  • Caminhada

Essas atividades, lideradas por instrutores capacitados e utilizando as técnicas de aprendizagem corretas, servem para desenvolver diferentes habilidades das pessoas envolvidas no treinamento, como por exemplo:

  • Gerenciamento de riscos e problemas
  • Trabalho em equipe
  • Tomada de iniciativa
  • Comunicação interpessoal
  • Autoestima

Vantagens do Outdoor Training

Ao incorporar jogos e desafios em programas de Outdoor Training, você pode aumentar a motivação do seu pessoal e a retenção de sua equipe de trabalho. Além disso é notável a evolução das pessoas tanto no ambiente corporativo como na vida pessoal também.

Essa transformação gerada pelo treinamento empresarial ao ar livre é alcançada por uma série de fatores peculiares a essa modalidade de treinamento. Entre tais fatores, destacam-se:

  • Os funcionários e o gerenciamento de nível superior (líderes, gerentes, supervisores, chefes em geral) são capazes de se misturar, aprender e se divertir juntos, eliminando o estresse nesse tipo de aprendizagem;
  • Oferece experiência e uma aprendizagem prática para todos os colaboradores;
  • Ajuda os participantes a superarem suas falhas e limitações;
  • Melhora a confiança entre os membros da equipe e melhora a experiência de construção de equipes;
  • Ajuda a divulgar o verdadeiro eu e a atitude, o comportamento e os sentimentos reais de um colaborador, que não pode perceber isso quando trabalha em ambientes fechados.

Necessidade de um treinamento empresarial eficaz

O crescimento da impopularidade dos campos organizacionais devido as crises recorrentes não mostram mais sinais de desaceleração, ao menos não momentaneamente.

Pois essa mesma crise, lançou ao mercado todo tipo de perfil que pretende adentrar às portas de qualquer empresa, como também deu a sensação aos trabalhadores já ingressos em determinadas organizações (principalmente aqueles mais competentes), de que era a hora de caminhar com as próprias pernas.

Claramente, muitas pessoas precisam de uma disciplina rigorosa para se dirigirem aos seus objetivos, quanto mais aos objetivos de uma empresa. Mas, essa quase militarização da aptidão grupal e o aumento da mentalidade do agrupamento não significam que os colaboradores não possam estar felizes enquanto estão trabalhando e aprendendo a ser uma unidade.

Cuidados a se tomar em um treinamento ao ar livre

Durante uma seção de um treinamento ao ar livre é importante prestar a atenção para alguns pontos a fim de impedir que as atividades percam suas finalidades originais (em essência de gerar a transformação nas pessoas e na equipe de trabalho) e passe a ser apenas atividades lúdicas, recreativas.

Algumas notas a prestar atenção durante sessões do Outdoor Training:

  • Evitar o mau relacionamento, no sentido de que é tudo divertido e sem trabalho;
  • Considerar as crenças, a cultura e as atitudes de todos os envolvidos;
  • Validar as expectativas com a realidade, pois algumas pessoas podem não se sentir à vontade com o envolvimento e as atividades dos treinamentos ao ar livre;
  • Planejar ações para funcionários com limitação ou deficiência física e mais velhos;
  • Assegurar que os funcionários não tenham dificuldade em conectar o que aprenderam ao ar livre e o que eles fazem dentro da empresa.

Em essência, o aprendizado e o desenvolvimento são o cerne do que as organizações de desempenho de alto impacto fazem. Isso leva a maior satisfação do cliente, mais inovação, custos mais baixos e crescimento mais rápido.

Outdoor Training, Treinamento ao Ar Livre em Brotas - Devolutiva Técnica

A participação de todos no treinamento é fundamental

O aprendizado e o desenvolvimento efetivos proporcionados pelo Outdoor Training começam por envolver as partes interessadas corretas. Basicamente, os três níveis de envolvimento são os colaboradores individuais, os gerentes e os executivos. Se toda a organização não comprar a ideia, ela não será sustentável.

Garantir que os gerentes diretos dos colaboradores participem desde o início é a chave para o sucesso do treinamento, principalmente se tratando em desenvolvimento de equipe.

O Outdoor Training realmente começa a partir do topo. Mas de formato diferente se os líderes seniores só estabelecem o exemplo, fazendo cursos de treinamento, cursos de treinamento de ensino, aparecendo em vídeos e outros materiais de marketing, falando sobre o valor do treinamento, ele ainda estará em outro patamar (quase inacessível pelos colaboradores).

Mas, quando começa a participar das atividades propostas em cada encontro de Outdoor Training ele se torna uma parte orgânica da empresa tão próxima quanto as células que fazem funcionar. O resultado é que todos aprendem, uns com os outros, funcionários e gestores.

Precisa de uma transformação em sua equipe? Clique aqui